terça-feira, 10 de agosto de 2010

Oi... TUDO BOM?


Eu tenho que parar de aparecer por aqui a cada vez que o Harley passa pela Terra, logo os poucos que lêem este blog irão desistir. Alias, ainda existem pessoas que me lêem? Se você existe, seja bem vindo, tudo bom? Tudo bom... já repararam como perguntamos isso? E como muitas vezes perguntamos sem querer saber se realmente está tudo bem? Virou rotina, reflexo, sai sem querer até. É igual segurar algo muito quente e soltar, sentir frio e tremer, esquecer o celular em casa e entrar em desespero (como fazíamos antes dele existir?).

Se você perguntar no embalo do cumprimento (como fazemos, vai no embalo do “oi” até parece uma palavra só: oitudobom) e alguém resolver dizer que não... você para pra ouvir? Ou você vai dizer: “ah, desculpa, eu pareci me importar? Não, você entendeu errado, é o costume!” Ou: “desculpa, é uma palavra nova que eu vi num blog aí!” Não faça isso, não me culpe, era brincadeira não existe essa palavra.

Estranho esse modo como nos relacionamos com as pessoas né? Perguntamos coisas que na verdade nem queremos saber e, às vezes, quando queremos saber não perguntamos... Eu me divirto com o ser humano, ele é o animal mais confuso da face da Terra. Tenho cachorros e fico pensando o que eles acham de mim: “como ele é doido, era tão mais fácil do meu jeito”. Pelo menos eles não são hipócritas, se não gostam de alguém já saem logo mordendo e deixando clara a situação e se gostam lambem e brincam. Nós não. Se gostamos lambemos e se não gostamos, às vezes acabamos até lambendo mais ainda. Relacionamentos... “ele é meu amigo, mas não presta”, “gosto dele, ate certo ponto”, “eu adoro você, você é incrível (a pessoa vai embora) que idiota”. Somos puxa sacos, hipócritas, falsos e mentirosos, e paranóicos também.

Eu estou para falar de relacionamentos já tem quase 2 meses, mas quem disse que consigo parar para escrever?

Outro dia eu estava vendo o programa do Jô e foi um cara falar sobre isso. Tirei idéias das idéias dele. Ele disse que 90% das brigas que nós temos, em qualquer tipo de relacionamento é por besteira. É por causa da toalha molhada em cima de cama, é porque o namorado não colocou as fotos da viagem do fim de semana: “o que foi? Ta com vergonha de mim?” É por que a namorada ainda não colocou namorando no Orkut: “eu sabia que você tava dando moral pra outro cara!” É por causa do amigo que furou pra ir jogar bola ou por causa da amiga que estava naqueles dias e resolver ficar em casa porque estava estressada: “po, de novo, já é a 3 vez que ele (a) fura comigo nesses 8 anos de amizade!” Ele atrasou 15 minutos do marcado, ela demorou pra se vestir, ele demorou 3 minutos pra responder minha mensagem, ela foi estranha comigo no telefone SÓ porque estava no trabalho! Reparou como são ótimos motivos pra brigar? E nem vem dizer que você nunca se irritou com algo assim e não teve uma crise por conta de motivos bestas. Como disse o entrevistado: “ninguém briga por causa do aquecimento global!” Não, mais importante é o SMS que você não respondeu e o mundo que arda! Ninguém briga por coisas de importância mesmo, como em quem vamos votar. Porque? Importante é que vamos ter que pegar a sessão das 20h já que a das 19:30 perdemos porque você atrasou! Tudo bem, você não vai discutir por essas coisas, claro que não: “amor, pra mim não da mais, está tudo terminado, seu carro emite muitos poluentes na atmosfera!” NÃÃÃÃO. Mas você entendeu a idéia. No meio de discussões bestas, coisas importantes estão perdendo o sentido. A menina trai o cara, aí em vez de discussão, seja pra terminar ou acertar as arestas, ele diz que não faz mal, “as vezes acontece” e segue feliz, mas ela atrasar 5 minutos de novo pra sair com ele é caso de separação!

Em cima do que esse cara disse, pensando cheguei à conclusão de que, desses 90%, pelo menos 70% dessas discussões, são culpa de nós mesmos, paranóias, besteiras e frescuras nossas, nosso egoísmo grita mais alto! A gente perde tantos momentos BONS da vida, a gente perde tanto tempo pra aproveitar e ser feliz, tirar fotos na memória de fatos eternos para satisfazer nosso desejo de ter razão. Aí, as fotos ficam embaçadas e são ocupadas na nossa mente pela senha da conta do banco. E dai que ela ainda não colocou namorando no Orkut depois de 2 dias de namoro? Você lembrou de perguntar o porque? Você não quer saber o que aconteceu para ele não ter colocado as fotos? Porque perguntar brigando sendo que pergunta é pergunta em qualquer tom de voz e depois dela sempre existe a resposta? Você realmente quer perder uma noite muito boa com alguém, porque o mesmo atrasou 15 minutos? Você quer jogar o filme fora, o sorvete depois, a brincadeira com o cara do estacionamento, a risada durante o trajeto, todo o tempo de conversa e RELACIONAMENTO SAUDAVEL, por conta de 15 minutos de atraso? “Mas Marcelo, já é a quinta vez!” E daí? É a quinta vez de levar numa boa e fazer disso algo mais legal, mais divertido e produtivo! Você quer mesmo perder um dia emburrado por conta de uma toalha em cima da cama? E o bom humor? Brinca, tira sarro, chama de surdo, joga a toalha na cara dele, brinca, ri e faz um dia melhor! Ela demorou pra se vestir? Fingi que foi embora e largou ela, brinca, da risada, chama de lerda, traz bom humor pro ambiente. Mas não, eu quero ter razão, quero que me respeite e faça aquilo que eu digo! Já dizia um ditado: eu prefiro ser feliz do que ter sempre razão! Buscando satisfazer nosso eu, perdemos tanto para nós mesmos. Temos a forte tendência de procurar suprir nosso orgulho ao invés de suprir nossa felicidade... COISA MAIS BESTA! Pra que entender o outro? Pra que me importar? E ainda reclamamos quando ninguém sem importa conosco! Aí quando alguém passa por nós, e diz: “Oitudobom” sai batido sem nem te olhar nos olhos, nos sentimos órfãos!

Nós deveríamos nos perguntar mais vezes, se está tudo bem com a gente primeiro. Oi, tudo bom com você? Mesmo causando encrenca porque a mensagem dela demorou? Tudo bom com você, brigando porque ele estava no trabalho e não pode conversar direito? Tudo bom com você, mesmo ficando de mal porque alguém furou com você? Está mesmo, tudo bom com você? Mesmo você sendo egoísta e não sabendo entender? Você defendeu seus direitos (ooooooh) mas e aí? FICOU TUDO BEM? Acho que não né? Tudo bom com você mesmo sabendo que você é o causador dos seus maiores problemas de relacionamento e brigas, por conta de besteiras, picuinhas, frescura, paranóia e orgulho? Pensa, e na próxima vez que for discutir, brigar ou ter algum problema pensa se isso realmente vale a discussão, ou se é só você querendo ter razão de novo e sair por cima. Se não é só um devaneio maluco da sua cabeça ou se finalmente é algo concreto. PENSA... somos animais RACIONAIS, mesmo que as vezes não pareça! Aí quando você virar pra alguém, talvez você pergunte com sinceridade: Oi, tudo bom? Porque isso tem que começar em você. Enquanto você não se ajeitar, você não vai conseguir ser sincero nisso com ninguém.

Oi... tudo bom? DE VERDADE?

7 comentários:

  1. menino feio, eu é que pergunto! oi...tudo bom?DE VERDADE?

    ResponderExcluir
  2. DE VERDADE, DE VERDADE, NÃO, MAS TEMOS Q DIZER SIM TD BOM E COM A GRAÇA DE DEUS, POIS IMAGINE SEM ELE!? E TBM NOS COLOCANDO EM LUGAR DE OUTROS Q REALMENTE TEM PROBLEMAS.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que de algum modo, me respondeu...
    De verdade, de verdade acho que ninguem está.
    É...sem Ele fica muito mais dificil.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão... em parte! Não dá para sair dizendo: - não está nada bom... pra todo mundo que nos faz essa pergunta. Mas para alguns, os quais os olhos dizem que de fato querem uma resposta sincera e que, sabendo que não está bom, se não podem ajudar podem ao mesnos ser solidários com os nossos pesares... vale a pena ser sincero! O mundo não está todo ao nosso lado, mas alguns... Abraço

    ResponderExcluir
  5. adorei! parabéns, escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  6. Ahh gostei mto.. mas e ai Td bom com vc???... apesar de não ser mto a favor dos seres humanos eu até gosto da sua idéia de promover o "Oi td bom"..Dá mais sentido ao dia-a-dia.. sai da rotina..Vou tentar seguir sua ideia

    ResponderExcluir
  7. Por causa da correria a frase "Td bem com vc?" sai da boca de uma forma sem sentido. É assustador observar como somos capitalistas bobos, pois temos uma vida solitária numa rotina de trabalho, escola e casa e nos alienamos a realidade do próximo, seja da familia,amigos e ateh aqle excluido pela sociedade. Td é deixado de lado pela ansiedade de conquistar sozinho o mundo, por isso, encontramos tantas pessoas frustradas. Todos merecem que alguem realmente se importe, e nossa parte eh parar de correr contra o tempo, sentar e viver o momento. Como? Iniciado uma conversa "Oi, td bem? Como vai?".

    ResponderExcluir