sábado, 29 de outubro de 2011

Se o bom e o ruim existem...


... você pode escolher!

Depois de não sei quanto tempo eu volto. Voltei e espero que com isso, vocês que me lêem voltem também.

E aí, como vai a vida? Como você vê sua vida? Boa ou ruim? Depende do ponto né? Vendo por este lado está bom: “to trabalhando numa grande empresa”, ou “to terminando a faculdade”, ou também “ela topou namorar comigo”. Mas vendo por este lado: “meu salário não é tãããão bom”, ou “o TCC ta me matando”, ou também “pensando bem, ela é meio chata”. Tudo depende muito da forma como olhamos, às vezes, depende mais de como vemos do que como realmente as coisas são, e é sobre isso que eu queria falar: lado bom e ruim no nosso dia a dia.

Nosso dia pode ser bom ou ruim, basta apenas mudar um pouco como enxergamos as coisas. Claro que existem coisas ABSOLUTAMENTE RUINS e coisas ABSOLUTAMENTE BOAS, mas mesmo essas coisas podem ter seus lados bons e ruins integrados, mesmo que seja apenas 1% de tudo. ABSOLUTAMENTE RUIM: a morte de alguém amado. Porém se você olhar do ponto de vista de que, de repente, essa pessoa estava sofrendo, isso te conforta. Não deixa o ruim menos ruim, porém, consola, é o lado 1% bom. Eu sofro, mas agora ela não sofre mais! ABSOLUTAMENTE BOM: ganhei sozinho na Mega Sena R$ 50.000.000, e eu nem apostei, eu só achei o papel no chão da rua de casa quando fui varrer! Porém você pode olhar tudo isso sob o ponto de vista de que hoje em dia, muito dinheiro resolve muita coisa, porém estraga também: dor de cabeça com assaltos, alguém querendo matar você pra ficar com o dinheiro (pelo menos 3vezes por ano isso acontece), seqüestros, gente pedindo dinheiro, pessoas falsas que se aproximam porque agora você é rico!

Lembro de uma história que vi numa apresentação de Power Point mandada no meu email: o cara trabalhava no World Trade Center e estava indo para mais um dia de trabalho feliz, porém, algumas coisas o atrapalharam na logística de ir para o trabalho, como a carteira que ele não achava, a gasolina do carro que acabou no caminho, coisas assim. E então ele reclamou, esbravejou porque estava atrasado, e quando chegou ao trabalho, do prédio saía fumaça, pois o primeiro avião tinha acertado bem no meio do prédio. Como uma situação muda de figura quando NÓS mudamos nosso ponto de vista. Antes era azar, problema, um dia começando ruim com a carteira que some, com a gasolina que esqueci de por, e agora, era um lindo dia, de sorte, começando bem porque a carteira e a gasolina em falta me salvaram. Quantas coisas na nossa vida não dependem mais de como nós as vemos do que como elas realmente são? Um namoro, ou o fim dele. Um emprego, ou o fim dele. A morte, o atraso, a derrota, a humilhação, a luta, o acidente, a vitória, a derrota, chegar adiantado, a espera...

Até nas coisas que são absolutas na sua bondade ou ruindade, existe um outro lado a ser explorado. O grande problema é que nosso pessimismo, nossa falta de fé, nossos medos não nos permite olhar. Às vezes não conseguimos enxergar pelo choque, pela dor, mas muitas vezes não queremos enxergar porque essa mesma dor de enxergar tudo pelo lado ruim nos torna mártires. O pessimismo nos torna vítimas e com isso conseguimos atenção, carinho, afeto. Conseguimos ser o alvo dos holofotes de outras pessoas. Não assumimos, mas muitas vezes é isso que queremos quando vemos as coisas pelo lado ruim: ATENÇÃO! Ver pelo lado bom não vai fazer com que as pessoas sintam pena de mim e venham me paparicar. Se você precisa disso, já está vendo a vida pelo lado ruim demais!

Quantas vezes xingamos DEUS e o mundo por coisas bestas, perder a chave, não achar o celular, o atraso de alguém que gera o seu atraso, a topada com o dedinho no canto da mesa, o tropeço na rua. Nunca pensamos nessas coisas como agente de coisas boas: Perder a chave atrasou você e por isso você não parou naquele sinal vermelho onde outro foi assaltado. Não achou o celular? Ótimo, não teve que atender o cara querendo vender pra você a assinatura do jornal! Atrasaram e você atrasou? Ótimo, chegou logo depois dos agradecimentos e foi direto para a festa! A topada... bem, essa poderia ser uma ABSOLUTAMENTE RUIM, mas que bom que você fez isso, porque quando você sentou no chão, já com o palavrão na ponta da língua, você achou seu celular escondido perto da estante! Caiu na rua? Legal, se não caísse quem sabe você teria atravessado a rua na hora que o louco ao volante ultrapassou o sinal vermelho. E note bem, são coisas que você não tem como saber se acontecerão ou não, se será assim ou não, depende apenas de como você vê as coisas e se você consegue enxergar pelo lado bom. Não que toda vez que você perder a chave, você será salvo de um assalto, mas o que te custa pensar: bem, isso pode ser bom para alguma coisa, de repente isso é pra não acontecer coisa pior! Não existe o ditado, há males que vem para o bem? Pois bem, e porque você não vê assim? E nem estou propondo aquele otimismo maluco:
- Nossa que raiva, bati o dedinho
- Veja pelo lado bom, você tem um pé! E quem não tem o pé?

Isso eu acho que é forçar a barra! Ver as coisas pelo lado bom é diferente de ver que tem gente pior do que você e cada um tem o seu drama! E tem o direito de vivê-lo!

E se você que lê acredita em DEUS? Porque você nunca lembra que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS”? TODAS as coisas! Desde a chave perdida, até o dedinho na mesa! Tudo depende mais de como você olha do que como elas realmente são!

Tudo isso que eu proponho, pensar sempre no lado bom das coisas é algo muito difícil que eu tento, mas muitas vezes esqueço, sempre pensar que aquilo ruim, tem algo de bom! E mesmo que eu nunca saiba, talvez aquilo realmente foi bom para algo, e talvez possa ter me salvado! Algumas vezes você vai ver como aquilo teve seu lado bom, mas às vezes não, e essa é a parte difícil. Mas não custa pensar e imaginar que por pior que seja, talvez tenha um lado bom que você não vê! É só você parar de comodismo e se mexer para enxergar! Você precisa se mover.

Pra quem dirige uma comparação prática: deixe seus retrovisores no lugar de sempre e agora se mexa no carro. Sente mais pra baixo do banco, fique mais pra frente, pra trás, pro lado, para o outro lado. Conforme você muda seu ponto de vista, aquilo que você enxerga muda também. Seja assim na sua vida, se não da para mudar a situação, mude você de lugar, até que da posição em que você estiver, você possa enxergar tudo do modo correto... do jeito BOM!

3 comentários:

  1. Adooooro ler o que vc escreve!
    Temos mais coisas pra agradecer do que pra reclamar ne?
    A palavra chave eh otimismo!!!!
    Escreve maaais,escreve seempre!!! beeeijo.

    ResponderExcluir
  2. Quando vai achar mais um tempinhopara escrever? ja acabou a faculdade? rs
    Você Realmente é muito bom no que faz, e ja disse isso antes.
    Provavelmente nem se lembre mais , rs mas não desaparece!
    ;) Itapeva- sp :*

    ResponderExcluir