segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Essa tal gripe suina...

Siiiim, eu estou vivo. Gostaria de primeiramente pedir perdão aos leitores abandonados que deixei por aqui, não foi por mal. Passei todo esse tempo pensando: O QUE ESCREVER? Eu não queria vir aqui e escrever mais um “artigo” (quem vê pensa que é o jornalista) sobre assuntos batidos como a palhaçada no Senado, aquecimento global e etc. São importantes, mas como aqueles que lêem sabem, essa não é a idéia. Fiquei procurando coisas que aconteceram no meu dia a dia e que poderiam ter acontecido um dia com alguém e... NADA. Então, vim falar de outro assunto já batido: GRIPE SUINA. Daqui a pouco inventam a vacina, a gripe é erradicada e eu não falei nada dela.

Antes que alguém pense, eu não peguei a gripe suína, até porque, como bom palmeirense, sou imune ao vírus (é agora que você ri). Vim falar não do vírus em si, mas da outra doença que está acompanhando o H1N1, ou quem sabe além de febre, seja mais um sintoma da gripe: PARANOIA.

Sábado passado eu fui tocar em um casamento, mas eu não conhecia os noivos, fui contratado pra tocar então não eram amigos meus. Casamento legal, curtíssimo, bonito, em uma chácara que deveria ser de algum dos dois. Estava lá eu tocando sax e a Helo tocando o teclado encerrando a cerimônia no gramado e a cada nota mandando os convidados pro salão quando não mais que de repente uma mulher extremamente carinhosa pegou o microfone do padre e avisou:

- Eu só gostaria de avisar que os noivos não receberão cumprimentos, acho que todo mundo sabe o motivo, mas quem não souber é só pedir que depois eu desenho!

Meu primeiro pensamento foi: espero que todos sejam amigos ou parentes dela depois de tanta doçura no aviso. Meu segundo pensamento foi: que paranóia e que exagero, no dia do casamento não receber os cumprimentos por causa disso?

Não quero dizer que a Nova Gripe não é nada e que se cuidar e se prevenir é exagero, mas penso na paranóia gerada. Tudo bem não ficar em lugares de muito movimento, principalmente lugares fechados, mas deixar de abraçar, beijar e dar um aperto de mão num dia tão importante na vida de alguém como o casamento é forçar a barra. Aí depois vai todo mundo beber a cerveja no mesmo copo, emprestar o cigarro que o outro já começou a fumar. Os homens se juntam pra cortar a gravata todos aglomerados em cima do noivo... QUE DIFERENÇA FEZ NÃO CUMPRIMENTAR? O povo além de estar ficando paranóico, está “paranoiando” com as coisas erradas, ou com aquelas que foram pré-estabelecidas como “coisas a não se fazer”. “Ah, eu vi na TV que não pode mais abraçar” ai ninguém mais se abraça, mas esquecem das outras coisas.

Fico pensando se essa atitude de se negar o abraço e o aperto de mão, é muito mais um reflexo da sociedade fria que tem gerado pessoas cada vez mais distantes, egocêntricas e fúteis do que medo de pegar a Nova Gripe, ela só tem servido de desculpa pra não abraçar, não tocar, não se preocupar, não ir até o outro. As pessoas se preocupam com as coisas mínimas, em vez de se preocupar com o que realmente pode passar a gripe. Não pode abraçar o noivo, mas quando eu espirro ou vou tossir, não ponho a mão na frente e metralho vírus em todos em volta... siiiiiim, também se pega pelo ar, esqueceram foi? Agora todo mundo vai começar a passar álcool em gel no nariz né! Não posso cumprimentar a noiva, mas se fico com sintomas de gripe, nem vou no médico, pelo contrário, espirro, não lavo a mão, e seguro na maçaneta arranjando novo lar para os meus filhinhos H1N1. Preferimos outros meios para nos prevenir: aqueles que nos afastam um dos outros, invés dos que realmente são pedidos para se tomar.

Em contra partida entra outra neurose: ALCOOL EM GEL! Eu estou pensando seriamente em abrir uma fabrica de álcool em gel porque está coisa de louco. Você lava a mão, não encosta em ninguém, não pega em nada, mas deu 5 minutos e já ta lá você com álcool em gel lambuzando a mão... o povo ta viciando, daqui a pouco tem gente ficando bêbada pelas mãos de taaaaanto álcool que a pele ta absorvendo. Sábado a noite estava no ensaio quando uma amiga minha de 12 anos tirou uma garrafinha de álcool em gel e começou a passar:

- Viu, porque você ta passando isso?

- Não quero ficar com gripe suína!

Ela tem 12 anos, oooun que belezinha e já se cuida... legal, mas calma. Ta virando moda se cuidar da Nova Gripe: “olha a minha embalagem é de ultima geração, brilha no escuro e toca mp3”; “ a minha embalagem de Álcool em gel, funciona por comando de voz”; “ e a minha que funciona com um espirro”. Digo isso porque: não vi nela preocupação em ficar com a Nova Gripe, mas sim de mostrar que tava passando o alcool em gel, e quantos mais não tem feito isso? Tudo mundo ta passando álcool também vou passar, não tenho motivo nesse momento, ou, já tive todo tipo de contato com o vírus durante o dia toooodo, mas de noite eu vou lá e passo o meu álcool. Tudo bem devemos sim passar álcool em gel, se cuidar, mas a coisa tem que ser feita seriamente, corretamente e de modo muito consciente, não de qualquer jeito só pra dizer que está fazendo, tem que fazer pra realmente se cuidar e não apenas pra dizer que está se cuidando, dizer que faz, não quer dizer que faz direito. E tambem não servir de desculpa pra nos evitarmos, somos bons, conseguiremos inventar outro motivo melhor pra isso.

2 comentários:

  1. realemnte essa paranóia das pessoas esta absurda, imagina poder pegar licença na aula pq espirrou?.. fala sério.. é bom que as pesosas leiam isso e lutem contra essa loucura, cuidem-se mas não enlouquçam ou deixam os seus queridos loucos.. isso ja passou do limite e a mídia em vez de ajudar so atrapalha... o mundo esta cada dia mais louco...

    ResponderExcluir
  2. Ei menino, fiquei encantada com seus pensamentos e, confesso que ri muito ao ler algumas opiniões suas ha ha ha, não conhecia esse seu lado...mais engraçado é que sou redatora, jamais imaginava que você tivesse esse dom. Menino dos dons. Por que será?

    ResponderExcluir