quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ano Novo ou Ano Velho?


2010 tá aí! E vamos todos cantar “adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer...” de novo? Que tudo o que se realize? Tudo o que? Fim de ano é a época das promessas, chega a ser pior do que época de eleições, porque nas eleições só os políticos prometem, mas ano novo chegando TODO MUNDO TA PROMENTENDO TUUUUUUDO! O que eu questiono é: porque o povo tá prometendo tudo de novo? As mesmas promessas de 2008, 2007, 2006...

“Ano novo, vida nova” de novo? Por que discursamos tanto sobre o ano novo e não fazemos nada? Eu já nem falo nada quando o ano vira, procuro simplesmente passar por isso como um recomeço de algumas coisas que aconteceram, mas não prometo nada pra mim mesmo, continuo com as mesmas lutas e querendo vencer essas lutas e buscar o meu caminho sempre da mesma forma, independente se é dia 31/12 as 23:59 ou se é dia 18/07 as 15:31. Não é falta de esperança ou fé ou de otimismo, tento manter os 3 durante o ano todo e não apenas durante o mês de dezembro quando tomo uma injeção a mais dos 3 ate chegar junho do ano seguinte e desanimar. Porque colocar um inicio e um fim para algo que preciso o ano todo? Espero que meu 2010 seja MUITO melhor que meu 2009 porque esse ano não foi fácil, mas não vou ficar fazendo juras do que vou fazer, do que vou começar, do que vou terminar e deixar de fazer, vou lutar pra isso, mas sem anunciar antes do feito. Existe uma diferença entre otimismo e falta de bom senso e os 2 são separados por uma linha fininha. Existe uma enorme diferença entre querer, torcer e pedir com fé e ter fé do que declarar sem responsabilidade.

Chega o ano novo e as pessoas pegam as listas do que fazer, as listas de promessas dos anos novos que já ficaram velhos e começam a dizer tudo de novo: vou largar o cigarro, vou começar a malhar, vou me cuidar mais, vou arranjar um emprego melhor! É como se tudo acabasse e começasse de novo, mas não é assim. É como se depois que o ano virou e já chegou setembro e ela não fez nada daquilo, não tivesse mais a chance, e a pessoa tem que esperar o ano acabar pra prometer de novo! Não é assim. Porque esperar a virada do ano pra largar o cigarro, malhar ou arranjar emprego melhor? Faça isso em agosto, setembro, faça isso em dezembro mesmo, enquanto você lê esse blog, MUDE. Não espere um “start” imaginário que só existe na nossa mente, tanto que o calendário hebraico é diferente e o chinês também. Sabe a diferença entre 23:59 do dia 31/12 com 23:59 do dia 29/09? Numa muda o ano e na outra eu fico mais velho. (brincadeira feita voltemos a falar serio) Não existe diferença, é mais um dia que acaba e da lugar a outro. Então faça sua mudança agora, sem promessa, apenas mude o que você quer mudar. Eu sei que você vive criticando os políticos que prometem e não cumprem, não seja como eles, não prometa o que não vai cumprir e nem prometa por habito. Honestidade é uma virtude que tem que começar a ser praticada com nós mesmos, nós para nós, pra então sermos honestos com os outros! Por isso fico quieto quando vira o ano e não prometo nada pra mim mesmo, apenas busco continuar a mudar, a melhorar, a crescer como nos outros dias, vendo apenas que algumas oportunidades aparecerão de novo, mas tem coisas que só dependem de mim e não preciso esperar chegar 1º/1 a 00:01 pra então dizer que vou começar!

E favor parar de colocar seu ano nas mãos da sorte, porque isso nada mais é do que comodismo. Se não deu certo, é culpa da 7ª onda que quando você pulou ela era muito pequena, ou da lentilha estragada que você comeu, mas a culpa nunca é sua. Tome você as rédeas das suas atitudes e assuma as responsabilidades que seus atos trazem, não jogue a culpa na sorte, ou pior ainda em DEUS. Saiba que se você não tentou fazer nada, nada vai acontecer, mesmo se você crê em DEUS, afinal, oração é orar e ação, então aja! As pessoas tem mania de jogar algumas coisas nas costas de DEUS, elas caminham para o precipício e jogam nas costas de DEUS salva-las quando ELE te deu olhos para você ver o precipício e não andar na direção dele. Sou irresponsável, não penso nas conseqüências, me lanço nas mãos de emoções e DEUS que faça alguma coisa, quando ELE já tinha me mostrado que eu deveria ter pensado e feito diferente, afinal, pra que ELE me deu um cérebro. Mas não, vou assim mesmo, sofro, choro e me frustro e então, das duas uma: ou DEUS é um carrasco que me maltrata ou sou um mártir da fé e ELE está me provando. Na verdade ELE só ta mostrando que “tudo que o homem plantar, isso ele colherá” (gálatas 6:7).

E se você que está lendo não acredita em DEUS, não acredite em sorte. Se pular onda desse sorte, surfista não caia da prancha. Se comer lentilha desse sorte os agricultores seriam RICOS e guardar semente de uva na carteira menos ainda, é capaz de você acabar pagando com uvas em vez de dinheiro, sorte é desculpa de acomodado. Não jogue a culpa dos seus atos ou a culpa da sua falta de atos na costa de nada, assuma o que você faz ou deixa de fazer.

Lute você, dentro de você e fora também, pare de prometer e cumpra. Cumpra as promessas feitas e ate aquilo que não era promessa, mas apenas uma idéia. Aja, mude, agora, não apenas a partir de janeiro. Que você tenha uma vida plena e não varias vidas com a duração de um ano. Feliz ano novo pra você e o meu desejo é que esse post tenha feito em você algo diferente, que você pense e VIVA, realize, independente da data e do horário. Você vai descobrir que vale muito mais viver assim, sem se frustrar, mas buscando sempre fazer diferente todo dia, lutando todo dia. Viva 2010 numa continuidade, numa constante! Viva muito bem vivido esse 2010! E que DEUS abençoe você! Feliz ano novo =D

3 comentários:

  1. Eu ja nem faço mais promessas ao virar o ano. Tenho meus planos e eles vão se desenrolando, se eu fizer minha parte.
    Feliz 2010!

    Fique a vontade pra ler e comentar no meu, tb escrevi sobre isso de virada de ano.

    Abração!

    http://criticodostempos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Você soube expressar muitas das coisas que também acho. Quando disse que se pular onde desse sorte, surfista não caia da onda, eu ri muito, pois é a pura verdade. Um texto rico e criativo. Muito bom! Você está de parabéns. Já estou te seguindo, me segue também?

    um grande abraço e que em 2010 possamos continuar e nos esforçar para realizarmos nossos sonhos.

    Fique com Deus

    ResponderExcluir