sábado, 28 de março de 2009

O tempo voa!!!


É complicado escrever num blog sobre situações do dia a dia (esse nosso dom da vida) quando você não trabalha, não estuda, não faz nada. É aí que eu sumo, nada acontece que seja merecido ser dito, até que coisas simples me fazem pensar:

Dia 25 foi aniversário de uma senhora amiga minha, (não é você Natália) dona Paola, 68 aninhos de muita vitalidade, disposição é animo. PARABENS PAOLAAAA!

Encontrei com ela reunida com outras amigas senhoras e fui lá:

- Parabéns Paola, DEUS te abençoe!

Coisa muito simples, nada de muito bonito, afinal, sou meio jeca. Pode não parecer mas sou sim tímido, quando criança era ainda mais jeca, hoje estou melhorzinho.

Então ela disse:

- Ah como é bom receber isso de um jovem, é bom sentir o carinho dos jovens!

Fiquei pensando comigo, mas eu não fiz nada, na verdade acho que fui muito frio, e ela se sentiu tão bem, porquê?

Pensando nisso me lembrei de algumas campanhas, algumas novelas, séries, programas, comercias, enfim, muita coisa falando a respeito do descaso e abandono que nós temos com os nossos senhores e senhoras da melhor idade. Se não forem nossos avós, não merecem atenção, são tratados como estorvo e como um peso a ser carregado. Exagero? NÃO MESMO. Não damos a devida atenção e esquecemos que um dia chegaremos lá, que eles são melhores que nós e não o contrario. São mais inteligentes, vividos, sábios, tudo mais do que nós, superpoderosos jovens!

Conheço 2 senhoras: uma adora cantar e a outra é extremamente simpática e não te cumprimenta se não for com um beijo no rosto. Senhoras já com seus 80 e alguns anos, mas que são muito mais vivas e fortes que muito jovem por aí. E digo me envergonhando, como você que lê e se por acaso age igual deve também se envergonhar, que muitas vezes não as dou o devido valor.

A senhora que canta fala através da música, lindas mensagens, textos, poesias, coisas que com certeza farão diferença se eu parar pra ouvir e gosto de ouvir, mas muitas vezes não posso. É ensaio disso, ensaio daquilo, correria, atraso, e não posso parar e muitas vezes preciso falar um “oi” rápido e passar correndo. Me envergonho, me aperta o peito e fico com uma sensação de abandono, mas infelizmente, as vezes eu preciso. Não serve como desculpa, mas é fato.

A senhora do beijo é muito simpática, daquelas que se tiver 562 pessoas juntas ela vai beijar uma a uma... isso se chama EDUCAÇÃO, coisa que hoje em dia anda em desuso. Ela realmente quer estar perto de você e dar atenção, e sim, receber um pouco de atenção, ela merece. E muitas vezes me peguei desviando dela SEM MOTIVO ALGUM, pura falta de vergonha na cara, só porque o batom rosa choque ia marcar no rosto... IDIOTA, isso agente tira depois, mas ela me oferece algo muito maior, que eu deveria também oferecer por merecimento dela: ATENÇÃO!

As vezes você conhece também alguém com seus “enta” e o que você tem feito? As vezes essa pessoa não canta, não beija, mas ela tem algo muito maior que você só terá quando chegar nos seus “enta”: EXPERIÊNCIA, MATURIDADE, HISTÓRIAS. É ela que pode te prevenir de erros fatais, afinal, ela já passou por isso. Ela vai te dizer: “eu fiz assim e não deu certo, não faça”, ou também, “eu fiz assim e funcionou, você devia tentar” ela já andou o caminho que você está seguindo e é ela que pode te dar dicas.

Nós Super Jovens com nossas manias de grandeza e de “EU SEI” quebramos tanto a cara e nem somos humildes pra reconhecer, dizemos que errar é humano e que errando é que se aprende... BANDO DE FALSOS, se parassem pra ouvir poderia ter acertado sem ficar dando murro em ponta de faca, gente burra na qual me incluso.

E também em vez de agir por interesse de aprender, devíamos primeiramente honrar pessoas que foram capazes de envelhecer de modo sadio, com inteligente e discernimento, nós com 20 e alguns anos de idade já erramos absurdos, imagina chegando nos 80? Devemos honrar essas pessoas que trazem toda essa bagagem, dar atenção porque um dia elas nos deram e cuidaram de nós, que te viram crescer e sentem amor por você: Ah, mas não é meu avô! Então deixa você de ser egoísta e acomodado, toma vergonha na cara e faça pra ele como se fosse. Existe um principio interessante: não faça para os outros aquilo que você não quer que façam pra você. Não quer que quando você chegar nos alguma coisa “enta” te desprezem como qualquer coisa usada que não serve mais? Então faça isso por aqueles que estão ao seu lado. Mas nós Super Jovens achamos que isso nunca vai chegar, não vamos envelhecer. Ignorante somos nós... O TEMPO VOA e quando menos se esperar estaremos vendo nossos netos por aí e então? Cada um colhe o que planta, o que colheremos?

Não tive a chance de viver com meus avós e sinto falta disso, os paternos nem conheci, os maternos morreram quando eu ainda era criança e sinto falta, mas sou burro, em vez de adotar uma avó, eu corro. Quem sabe um dia eu não seja adotado como avô e aí? Se você viveu ou ainda vive com seus avós aproveite porque deve ser muito bom. Senão, tente transferir esse amor que você tem para algumas pessoas que precisam, adote um avô. Muitas avôs e avós estão carentes de netos, porque aqueles que deviam valorizá-los não o faz e eles merecem ser valorizados por tudo que já fizeram. Por parte do caminho que já abriram para que nós passássemos com maior facilidade. De Super, nós jovens não temos nada, somos Super Cegos e não vemos realidades claras, verdades nítidas não vemos nesses Super Avós chance de crescimento.

Só peço 2 coisas: Senhor, misericórdia de nós que achamos que somos o que realmente não somos. Abençoe os nosso velhos, que possamos dar cada vez mais valor a eles.

E lembro: a população de idosos é uma crescente.

 “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;” Atos 2:17

“Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.” João 21:18

Um dia você estará assim e lembrará do que você fez, como ficará sua consciência?

2 comentários:

  1. Quando a gente não trabalha, não estuda, não faz nada é dificil, mas quando faz tudo, falta tempo! Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! Parabéns pelo Blog!


    Mau
    Fragmentos do dia
    http://frag-reflex.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É Marcelinho...verdade pura, vc me deu uma letrinha e tanto...
    Sua amizade é preciosa, sabia????
    bj no core

    ResponderExcluir